sexta-feira, 4 de maio de 2012

ESTUDO DIRIGIDO 2 - 7º ANO


ESTUDO DIRIGIDO Nº 2

1) De acordo com o conteúdo aplicado, quais são os tipos de relações realisadas entre os seres vivos? Descreva cada uma das relações.
2) Se um animal mata outro animal para se alimentar, está estabelecendo  que tipo de relação?
3) É certo afirmar que um parasita, quando se alimenta de células mortas de seu hospedeiro, é considerado comensalista? Justifique sua resposta.
4) Quando posso afirmar que um parasita é classificado ectoparasita e endoparasita? Dê um exemplo de cada tipo de associação.
5) Entre os seres vivos existem vários tipos de relações. Entre elas, há uma em especial que nos chama muito a atenção como é o caso de algumas formigas que capturam e até criam outra espécie para trabalhar como escravo. Como classificamos esse tipo de relação?
6) leia com atenção a frase: “ o homem tem sido por muito um parasita, onde seu hospedeiro é a natureza”! Em poucas palavras, classifique e justifique o tipo de relação aqui expressa e qual deve ser a relação entre o homem e a natureza?
 7) Os seres vivos possuem a capacidade de se adaptar ao meio em que vivem, porém essas adaptações não podem ser extremas, pois a espécie não sobreviveria. O que essa afirmação nos ensina a respeito do evolucionismo e criacionismo? Justifique.
8) Quais os motivos pelo qual ocorre a adaptação? Dê exemplos.
9) O camaleão pode mudar de cor misturando-se ao meio em que se encontra. O bicho pau, é quase imperceptível entre os galhos na natureza, ambos utilizam disfarce como um meio de adaptação para se protegerem dos predadores. Qual a diferença entre o tipo de adaptação entre o camaleão e o bicho pau?
10) De acordo com o que estudamos, Lamarck e Darwin tinham ideias sobre a adaptação dos seres vivos. Qual a diferença entre as ideias de Lamarck e as de Darwin?
11) O mundo dos seres vivos está em constante alteração. Existe uma diferença em relação ao clima em determinados períodos do ano, que também podem ser diferentes de acordo com as regiões do globo terrestre. Descreva em poucas palavras, as quatro estações do ano e as principais características de cada uma.
12) Existe nos dias de hoje, uma grande confusão na mente da população entre os conceitos de astrologia e astronomia. Ambos são considerados como ciência por muitas pessoas, porém apenas um deles possui comprovação científica e é considerado, então, ciência! Mencione as diferenças entre astrologia e astronomia, mostrando qual dos dois é realmente científico e digno de confiança.
13) E se a Lua não existisse?! O eixo da Terra mudaria de posição, os polos ficariam apontados para o sol, o clima enlouqueceria, entre muitas outras calamidades! A Lua é o único satélite natural do planeta Terra, tendo uma influência muito importante sobre a vida aqui. Aponte em poucas palavras, como a lua pode influenciar o planeta e indiretamente os animais.
14) Desenhe nos quadros abaixo, os modelos sugeridos:
Modelo  Geocentrista
 
Modelo Heliocentrista
 
 






                                                                                                                                                                        

15) Desde os povos antigos, existe o calendário! Chineses, judeus, egípcios, se basearam em ciclos para fundamentar os calendários tão importantes para contagem do tempo, mas também para se ajustarem às épocas de plantio. De acordo com o que fora estudado, em que se baseiam os cientistas para estruturar o calendário que conhecemos hoje?
16) Sabemos que a cada quatro anos, é acrescentado ao calendário um dia a mais no mês de fevereiro, ano ao qual chamamos de bissexto. Como se explica essa alteração nos dias do calendário?
17) Maria não sai de casa sem consultar o horóscopo do dia. Segue todas as orientações e disso depende o seu estado de humor, pois a sua vida gira em torno do que os astros farão de seu futuro! Ela seria muito mais feliz se deixasse submeter seus atos ao que dizem os astrólogos sobre a influência dos planetas e estrelas sobre sua vida! Explique cientificamente essa afirmação.
18) Em que se baseiam os ciclos astronômicos a seguir: dia solar, mês lunar e ano solar?
19) Os seres humanos sempre desejaram controlar as regularidades da natureza. Até certo ponto conseguiram! De que maneira ocorre esse controle e quais os benefícios e prejuízos decorrentes disso?

ESTUDO DIRIGIDO 2 - 6º ANO


Estudo dirigido nº 02
1- Dê o que se pede:
a) nome do profissional que estuda os astros dispersos no espaço.
b) nome dos instrumentos utilizados pelos cientistas para estudar os astros.
c) definição de nebulosas.
d) compostos básicos que formam o universo.
e) principal fonte de energia do planeta Terra.
f) grupo de estrelas que formam desenhos no céu.
g) galáxia mais próxima da Terra.
h) definição de ano-luz.
i) tipos de energia emitida pelas estrelas.
j) nome de três constelações.
2) Explique como acontece a interação entre matéria e energia.
3) De que maneira se propaga no Universo, a energia emitida pelos corpos celestes?
4) Sabemos que nas cidades grandes é muito difícil observar as estrelas durante a noite, devido ao alto índice de poluição. Nas cidades do interior, o céu é um verdadeiro espetáculo! Por que não vemos as estrelas durante o dia?
5) Ele está no centro de cada galáxia, e reúne as estrelas perto de si, como se fosse um “pastor arrebanhando suas ovelhas”. De acordo com o que estudamos em sala de aula, explique o que é e qual a função dos Buracos Negros.
6) As constelações visíveis no Hemisfério norte, também são visíveis no Hemisfério sul? Justifique.
7) A força gravitacional obriga os planetas e as estrelas girarem. Que efeitos essa força aplicada produzem sobre estes astros?
8) O que torna a astronomia uma ciência confiável em contraste com a astrologia?
9)  Sabemos que a tecnologia tem avançado grandemente nesses últimos anos e a tendência é crescer mais ainda, surgindo cada vez mais equipamentos capazes de dar informações mais precisas sobre o Universo e os astros nele contidos. Com vista neste pensamento, é possível contar todas as estrelas do universo?
10) Como e onde foram realizados os primeiros voos da história?
11) O homem subiu em um balão pela primeira vez em 21 de novembro de 1783. Antes dessa data, muitos projetos e experiências foram feitos como, por exemplo, os dos padres Francisco de Lana e Bartolomeu de Gusmão. Importantes voos foram feitos na frança, na Alemanha e nos Estados Unidos. Quem foram os inventores que se dedicaram às máquinas voadoras nesses países?
12) Relate em poucas palavras a trajetória de Santos Dumont.
13) Como podemos afirmar o título de “Pai da aviação” à Santos Dumont, e não aos irmãos Wright?
14) É correto afirmar que somente Santos Dumont trabalhava em prol da aviação? Justifique.
15) Desde 1936 houve tentativas de se fabricar um foguete para ser lançado no espaço. Logo após a segunda Guerra Mundial, restaram duas grandes potências que declaravam ter a melhor forma de governo para gerenciar o mundo. Essa luta por poder desencadeou um novo foco de combate, não mais no campo de batalhas. Como era chamada essa guerra pelo domínio do mundo? O que essa guerra impulsionou?
16) Com o início da Guerra Fria, a ciência e a tecnologia desenvolveram novos equipamentos, entre eles, sondas, foguetes e satélites, que foram lançados em órbita. Qual o marco oficial que deu origem à corrida espacial?
17) Em julho de 1969, chegou à Lua a nave Apollo 11, que tinha à bordo dois astronautas, dentre eles Neil Armstrong, que ficou famoso com sua frase: “ Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade.”Relate em poucas palavras o significado desta frase.
18) Em abril de 1981, a nave Columbia, decolou e pousou de volta de seu voo orbital. Este foi o primeiro ônibus espacial com capacidade de transportar cargas como plataformas espaciais e satélites entre outros equipamentos. Qual a importância da nave Columbia para a exploração do espaço?
19) quando um homem é enviado ao espaço numa missão,seu organismo reage de forma diferente por causa da mudança de pressão atmosférica, ausência de força gravitacional, etc. de acordo com o que estudamos, mencione três problemas que ocorrem no organismo de um astronauta em órbita.
20) o Brasil não está fora do desenvolvimento aeroespacial. Qual é a contribuição do Brasil para a indústria de aeronaves?