domingo, 4 de março de 2012



 ESTUDO DIRIGIDO Nº 1- CIÊNCIAS ( 7º ANO)
1-      DURANTE MUITO TEMPO ACREDITAVA-SE NUM PRINCÍPIO VITAL, RESPONSÁVEL POR FAZER BROTAR VIDA DA NÃO VIDA. DESCREVA COMO SURGIA A VIDA DE ACORDO COM  O PRINCÍPIO VITAL.COM O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA, PODEMOS TER MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS PLANETAS E VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE EXISTIR VIDA, SEMELHANTE À TERRA, EM OUTROS LUGARES DO ESPAÇO. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS INDISPENSSÁVEIS PARA  VIDA ?
ACREDITAVA-SE QUE AO NADARMOS NUM LAGO, PARTE DE NOSSO PRINCÍPIO VITAL SE DESPRENDIA DE NÓS E ENTÃO SE MISTURAVA AO LODO NO FUNDO DO LAGO, E DEPOIS DE MUITOS ANOS, FORMARIA UM JACARÉ.
PARA QUE HAJA VIDA É NECESSÁRIO QUE HAJA LUZ, TEMPERATURA ADEQUADA, ÁGUA E AR ( ATMOSFERA ADEQUADA).
2-      É POSSÍVEL HAVER SERES VIVOS EM JÚPTER, SATURNO, URANO E NETUNO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
NÃO, POIS NÃO POSSUEM AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS PARA QUE HAJA VIDA LÁ.

3-      A TERRA É O ÚNICO PLANETA DO NOSSO SISTEMA SOLAR, QUE APRESENTA UM EQUILÍBRIO EM SUA CONSTITUIÇÃO, OS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO, SUA INCLINAÇÃO, TEMPERATURA, ENFIM, TUDO ISSO NA MAIS PERFEITA ORDEM E PERFEIÇÃO INCLUSIVE NO TAMANHO DO DIA. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, POR QUE O TAMANHO DO DIA É TÃO IMPORTANTE?
PARA QUE HAJA UM EQUILÍBRIO QUANTO AO REFRIAMENTO E AQUECIMENTO DO PLANETA, PARA MANTER A VIDA, O DESEQUILÍBRIO LEVARIA AO CAOS.

4-      ESCOLHA DOIS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR E DESCREVA AS CARACTERÍSTICAS QUE NÃO PERMITEM A PRESENÇA DA VIDA.
PESSOAL.

5-      CLASSIFIQUE COMO BIÓTICOS E ABIÓTICOS:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTv2CMgZXdC0PZWU_FDEG385SWj-K2VkZ1p5HIzyUVmwDINoD7ycg
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTf8R7cvnGy2QwPPJFVBUcXtz-azdD0MLlWS7f4W44qTPn1wO3I
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS-RwVOq8dd2b1L866HJd_vT12gDQRMeXSNz78OeuEy9UD2-uVdIA
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSfLbCn_LvAGM7UbGJCp2QRUL0VVr03ByVWII3cUO7ZRgNi3IdWDA

ABIÓTICO

BIÓTICO

ABIÓTICO

BIÓTICO


6-      COM BASE NO QUE FOI ESTUDADO, FORMULE O SEU CONCEITO DE VIDA.
PESSOAL.
7-      AS MODIFICAÇÕES PLANETÁRIAS AFETAM DIRETAMENTE OS SERES VIVOS, A EXEMPLO DISSO O FAMOSO TSUNAMI NA  ÁSIA EM 2004, QUE ALÉM DAS MORTES, MUDOU COMPLETAMENTE O PANORAMA DA REGIÃO. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE TEM CAUSADO ESSAS MODIFICAÇÕES AMBIENTAIS CADA VEZ MAIS INTENSAS?
A EMISSÃO DE POLUENTES TÊM DESTRUIDO A CAMADA DE OZÔNIO, CAUSANDO UM EFEITO ESTUFA QUE AUMENTA A TEMPERATURA DO PLANETA. COM ISSO, VÁRIOS FENÔMENOS NA NATUREZA TEM SE INTENSIFICANDO E CAUSANDO GRANDES DESASTRES.


8-      DE ACORDO COM O QUE ESTUDAMOS A RESPEITO DOS SERES VIVOS, DESCREVA AS QUATRO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS PARA QUE UM SER SEJA CONSIDERADO VIVO.
CAPACIDADE DE REALISAR ATIVIDADES ( METABOLISMO, CRESCER, SE ALIMENTAR...), DE SE REPRODUZIR E SE RELACIONAR COM O MEIO.

9-      TODOS OS SERES VIVOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS. A CÉLULA É A UNIDADE FUNDAMENTAL DE ESTRUTURAÇÃO, ONDE SE REALIZAM FUNÇÕES NECESSÁRIAS À SOBREVIVÊNCIA. DE ACORDO COM O MODELO APRESENTADO ABAIXO, IDENTIFIQUE AS ESTRUTURAS DE UMA CÉLULA:
 ANALISAR OS MODELOS CELULARES EM ARQUIVO SEPARADO NESTE BLOG. ( QUESTÕES 9 E 11).

10 – AS CÉLULAS SE CLASSIFICAM EM DOIS GRUPOS DIFERENTES, AS EUCARIÓTICAS E AS PROCARIÓTICAS. DESCEVA COM SUAS PALAVRAS A DIFERENÇA ENTRE ELAS.
AS CÉLULAS EUCARIÓTICAS POSSUEM NÚCLEO E MEMBRANA QUE PROTEGE O NÚCLEO ( CARIOTECA). AS CÉLULAS PROCARIÓTICAS NÃO POSSUEM NEM NÚCLEO E NEM MEMBRANA E SEU MATERIAL NUCLEAR FICA DIFUSO NO CITOPLASMA.





Nenhum comentário: